Em ação simulada, caminhão com produto tóxico e carro se envolvem em acidente na BR-158

Em ação simulada, caminhão com produto tóxico e carro se envolvem em acidente na BR-158

Fotos: Nathália Schneider (Diário)


Um veículo com quatro passageiros – dois gravemente feridos e dois mortos –, e um caminhão barriga de aço transportando um produto perigoso se envolvem em um grave acidente. Tudo não passava de uma simulação, organizada no km 323 da BR-158, Bairro Cerrito, aqui em Santa Maria.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A ação realizada na manhã desta quinta-feira (26) chamou a atenção de motoristas e pedestres que cruzavam pelo local e mostrou um dos casos que mais preocupam em ocorrências de sinistro nas estradas: acidente envolvendo veículo de passeio e caminhões de grande porte.


Todo o trabalho faz parte do Programa Santa Maria Resiliente, que está atualizando o Plano de Contingência e desenvolvendo os protocolos de comunicação em desastres, o plano de voluntariado e as ações de educação comunitária.


Diversos órgãos da segurança pública estiveram envolvidos na simulação. Este foi o momento de avaliar desde as primeiras ações que são executadas numa situação de sinistro, até a conclusão do atendimento. Uma das equipes presentes era a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que trabalha de uma forma diferente quando uma ocorrência de acidente envolve produtos perigosos.


— Quando a informação que recebemos no chamado orienta sobre sinistro envolvendo produto perigoso, as equipes da PRF já são orientadas a chegar no local indicado e manter uma distância maior de 100 metros para poder fazer uma avaliação de que tipo de veículo e que tipo de produto está sendo transportado a partir dos rótulos de risco e sinalização que são colocados nos veículos que fazem esse tipo de transporte de carga. A partir dessa informação é analisado o perímetro de isolamento que será feito para que não haja risco para os colegas que estão em atendimento e para a população local. Após essa etapa então é acionado os demais atendimentos como bombeiros, Samu e se necessário algum órgão que possa avaliar qualquer tipo de vazamento de produto que em certos casos ocorre em rios e solo — explica o chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da PRF, Fernando Ribeiro Secchi.



O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, detalhou como o munícipio trabalha as próximas simulações a partir de ações como essa:


— Além dessa simulação, já estamos planejando uma próxima com um aumento da complexidade do sinistro e o aumento de vítimas. Essa simulação nos ajuda também a entender nosso plano de contingência, e verificamos como cada órgão da segurança pública atende ao chamado. É avaliado o tempo de resposta como, por exemplo, da PRF até chegar ao local do acidente, dos bombeiros para atendimento e retirada dos feridos e do Samu para o deslocamento até as unidades de saúde.


Na simulação, diversos atores participaram, eles eram estudantes do curso técnico de enfermagem da Universidade Franciscana (UFN) e do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG). A experiência na área da Saúde foi demonstrada nas ações que eram executadas durante o simulado, como relatou a estudante Giovana Dorneles:


— Apesar de ser uma simulação e eu estar interpretando uma pessoa que estava muito nervosa e implorando por ajuda, em momentos como esse não tocar nas vítimas é fundamental.


As seguintes instituições participaram da simulação: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Bombeiros, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete do Prefeito e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), entre outros órgãos institucionais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Distribuidora de bebida interditada é alvo de arrombamento no Bairro Nossa Senhora de Fátima

Homem é preso por porte ilegal de arma em Tupanciretã Próximo

Homem é preso por porte ilegal de arma em Tupanciretã

Polícia/Segurança